Como fazer queijo mineiro?

Como fazer queijo mineiro

Se você adora os queijos mineiros e gostaria de investir na fabricação artesanal desses produtos, seja para revenda ou consumo próprio, saiba que é possível obter o melhor queijo mineiro sem necessariamente ter que ir até Minas Gerais todas as vezes que quiser experimentar o melhor queijo do Brasil!

Veja como fazer queijo mineiro e conheça todas as informações para alcançar uma produção de alta qualidade e, quem sabe, faturar vendendo queijos deliciosos!Como fazer queijo mineiro

Características do queijo mineiro

Minas Gerais é um dos maiores estados produtores de queijos do país, e, ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, não existe somente um tipo de queijo fabricado e tradicional no estado.

O queijo minas, também chamado de frescal em alguns lugares, é o mais conhecido e dificilmente é encontrado em outros locais do Brasil, mas também são famosos os queijos Araxá e Canastra são bastante conhecidos e vendidos para todo o país.

Se você quer saber como fazer queijo mineiro, veja que o queijo Minas frescal é um dos mais consumidos em todo o país, por isso sua produção está cada vez mais valorizada e a fabricação artesanal pode ser uma grande ideia para quem deseja vender ou produzir queijos de boa qualidade.

Esse é um queijo feito com uma massa chamada crua, ou seja, não há cozimento do leite ou do soro durante o processo de produção, ao contrário da maioria dos queijos, como os queijos do tipo mussarela e demais queijos amarelos.

Além de cru, o queijo minas frescal é também branco e bastante mole. Em geral, não costuma ser furadinho, possuindo uma textura mais lisa, fechada. Não é um queijo muito salgado e possui baixo teor de gordura, cerca de 19%, dependendo do processo de produção e do leite utilizado.

Fases da produção do queijo mineiro

Algumas etapas são muito importantes e devem ser seguidas à risca por quem deseja saber como fazer queijo mineiro! Confira!Como fazer queijo mineiro

  • Pasteurização

Quem deseja produzir queijo mineiro em escala média ou alta precisa fazer o processo de pasteurização do leite, através de aquecimento e resfriamento do leite, já que esse é um produto de origem animal e que está suscetível aos microrganismos presentes em todos os produtos desse tipo.

A pasteurização pode ser feita de forma lenta. Para isso basta aquecer o leite a 65 graus por trinta minutos. Depois do aquecimento, basta resfriar o leite até os 34 graus, que é a temperatura ideal para a produção do queijo.

Mesmo em casa ou em produções artesanais é possível adquirir um pasteurizador de placas, que aquece o leite a 72 graus por um tempo muito rápido, de segundos, resfriando-o a 34 graus também muito rápido.

É possível que você opte por adquirir leite já pasteurizado para sua produção, mas avalie se isso não encarece seu produto. Veja mais sobre como fazer queijo mineiro!

  • Coagulação

A coagulação é quando o leite é preparado para a separação da caseína, proteína contida nesse produto. Quando coagulado, a massa resultante dá origem ao que será o queijo. Em geral, são utilizados produtos para a coagulação adequada do leite!

O coalho líquido pode ser encontrado já pronto para fabricação de seu queijo. Mas também é possível obter a coagulação através da adição de fermentos ou enzimas. Na receita que ensinaremos utilizaremos o coalho pronto pela praticidade!Como fazer queijo mineiro

  • Tratamento da massa do queijo

Após a coagulação, que leva menos de uma hora, a próxima etapa é o tratamento da massa que resultará no queijo minas! O tratamento é o que dará forma e sabor ao produto final! Quando chegar a essa etapa já estará bem perto de saber como fazer queijo mineiro!

  • Corte

O ponto de corte é o ponto em que a coagulação foi concluída e a massa começa a se fragmentar. No caso do queijo minas frescal, a massa começa a se parecer com diversos pedacinhos e é nesse momento que é realizada a retirada do soro.

O ponto de corte é fundamental para obter um bom produto e saber como fazer queijo mineiro! Se o queijo for cortado antes do tempo, a gordura se vai junto com o soro e se passar do tempo de coagulação, o queijo ficará duro.

Para não errar, o ideal é apertar a massa do queijo com as mãos em direção ao recipiente onde está descansando. Quando ela não gruda muito e se desprende com certa facilidade é porque o ponto foi atingido.

Outra dica é simular um corte com faca na massa e verificar se o corte está liso, sem pedaços quebrados.

O corte do queijo é feito com um instrumento chamado lira.

Após o corte, o queijo passa pelo processo de agitação, que é o que garante que o queijo mantenha sua característica molhadinha. O processo é agitar os pedaços de queijo por um minuto e deixar descansar por outros três minutos e ir repetindo o processo por trinta minutos.

  • Formas

Após esse processo, o queijo deverá ser colocado nas formas que darão a forma final ao produto. O ideal é utilizar formas de queijo próprias para queijo minas feitas de plástico, que oferecem maiores condições de higiene e limpeza do que outros materiais.Como fazer queijo mineiro

Para saber como fazer queijo mineiro, nunca deixe de utilizar formas que possuam recipiente no fundo para retirada do soro, com furinhos próprios para esse fim.

Não é preciso prensar o queijo minas, mas é fundamental inverter a posição do queijo na forma para que fique no formato ideal.

A salga do queijo pode ser feita ao final do produto ou através da salga da massa. O segundo processo garante um queijo com salgado mais uniforme.

Veja uma excelente receita de como fazer queijo mineiro!

Receita de como fazer queijo mineiro

Veja a melhor receita para saber como fazer queijo mineiro e não fique de fora dessa delícia!

Ingredientes:

Leite (quatro litros)

Coalho (4ml)

Para preparar seu queijo minas, passe o leite pelo processo de aquecimento até 65 graus por trinta minutos e depois, resfrie o leite até 34 graus. Utilize um termômetro culinário de qualidade. Se tiver pasteurizador disponível, melhor ainda!

O ideal é aquecer o leite para pasteurização usando banho maria!

Separe toda a nata formada no leite antes de adicionar o coalho ao leite após o resfriado.

Mexa muito bem e deixe descansando por seis horas, cortando o queijo com uma faca em seguida para que o soro saia. Deixe descansando por mais quarenta minutos.Como fazer queijo mineiro

Coloque em seguida em uma peneira não muito fina até que o soro saia todo. Tempere com sal a gosto e deixe descansar por algumas horas.

Após a salga, coloque sua massa em formas e inverta a posição após doze horas. Deixe na forma de um dia até uma semana, dependendo do ponto que deseja do queijo.

O queijo frescal é obtido mais rápido e o queijo mais curado leva até alguns dias para chegar no ponto.

Se você acompanhou tudo sobre como fazer queijo mineiro, lembre-se de utilizar sempre objetos higienizados e invista na pasteurização do leite. Quanto mais profissional for sua produção, mais confiável será o seu produto final!

O queijo mineiro é um dos produtos mais conhecidos em todo Brasil. Invista na produção do seu e não perca a chance de ganhar dinheiro vendendo queijo artesanal!

Deixe um comentário