Índice
Já pensou em montar o seu próprio empório mineiro? Para quem está pensando em abrir o seu próprio negócio essa é uma oportunidade e tanto, porém poucos têm ideia do quão promissor é este mercado.
Considerando a crise econômica que o Brasil e o mundo se encontram por conta da pandemia, buscar novas formas de renda é uma maneira de driblar este momento de dificuldade.
Tudo fica ainda melhor quando você está trabalhando com produtos deliciosos e tendo reconhecimento dos seus clientes, não é mesmo? O trabalho para até mesmo de ser uma grande obrigação! Quer saber como montar seu empório?
O que é um empório mineiro
A primeira coisa que você precisa ter em mente é sobre o que é realmente um empório mineiro.
Minas Gerais é um estado muito particular e que ainda preserva muita cultura tradicional. Quando o assunto é culinária e produtos mineiros, com certeza já vem uma imagem bem definida em sua cabeça.
Os produtos de MG são famosos não somente no Brasil todo, mas no mundo também. Você sabia, inclusive, que o queijo mineiro é um Patrimônio Nacional e que alguns tipos de queijo Minas até ganham prêmios internacionais?
Mas, claro, um empório mineiro não se resume apenas aos tipos de queijo e nas diversas formas que eles podem ser apresentados, mas, também, nos docinhos, bolos, bolachas, cachaça, cafés e outras coisas de Minas Gerais.
Se você deseja que os seus clientes encontrem um pedacinho de Minas Gerais no seu novo negócio, então você precisa apostar na diversidade de produtos.
No começo será difícil escolher o que comprar e o quanto comprar, mas conforme você for identificando a demanda do seu público tudo isso vai ficando mais fácil.
Loja física ou virtual
Depois que você tiver uma ideia do que pretende comprar e da dimensão do seu empreendimento, está na hora de decidir se o empório mineiro será uma loja física, virtual ou se atuará de duas maneiras.
Considerando que a pandemia ainda é muito presente e que as lojas físicas estão sofrendo consideravelmente o impacto, começar apenas com uma loja online pode ser uma decisão mais interessante.
Além de trâmites menos burocráticos para legalizar o seu empreendimento, você terá um investimento muito menor. É possível cativar alguns clientes e ganhar certa fama no mercado antes de apostar em uma loja física.
Ambas as opções têm os seus prós e contras, mas você consegue absorver bons resultados de ambas as maneiras.
Dicas para lojas virtuais
As lojas virtuais podem ser estabelecidas em sites, Instagram ou Facebook (pelo menos são as plataformas mais comuns).
Se você criou um site, lembre-se de que ele deve ser rápido, intuitivo, sem bugs e com um visual clean.
Seja para redes sociais ou site, as fotos devem ser muito bem tiradas, pois são elas que irão atrair os seus clientes para o empório mineiro.
O Instagram e Facebook exigem maior interação com o público, então não deixe de sempre atualizar os produtos e postar conteúdo de forma geral. Lembre-se que tudo deve parecer muito profissional.
Loja física
Para a loja física chamar a atenção ela deve ser um cantinho aconchegante. Minas Gerais remete ao campo é algo simplório, porém bem arrumado e confortável.
Uma dica é abrir um pequeno café com a possibilidade das pessoas comerem e tomarem algo no próprio empório mineiro. Dessa forma você estará promovendo uma experiência aos seus clientes, não apenas uma compra.
Tenha gestão do seu empreendimento
Isso é muito importante e vale para qualquer tipo de empreendimento. É claro que o seu empório mineiro deve contar com produtos de qualidade e tudo isso, mas sem uma boa gestão ficará difícil manter as contas.
A dica é se dedicar para essa área. Caso seja você mesmo quem irá lidar com tudo isso, tente estudar estratégias, fazer cursos e ter as suas ferramentas de controle para que tudo sempre esteja devidamente organizado.
Mesmo uma ferramenta simples, como o Excel, pode te ajudar muito nesse momento. Sempre tenha o controle das suas contas a pagar, seu balanço de caixa e coisas do gênero.
Ter o apoio do contador nesse momento é muito importante, pois ele saberá lidar com as questões tributárias e financeiras, de forma que as decisões levem a taxas menores.
Sempre controle o seu estoque
Se você está querendo abrir um empório mineiro é muito importante que você tenha o controle do seu estoque.
Isso inclui a quantidade de produtos e, também, data de validade. É claro que os doces, por exemplo, têm uma longa data de validade, mas os clientes percebem quando eles não são fresquinhos.
Sendo assim, é importante que você estude muito bem a demanda dos seus clientes para que o estoque não fique superdimensionado.
É importante ter o máximo de produtos fresquinhos em sua loja, pois essa é a melhor forma de conseguir conquistar os seus clientes.
Nada melhor que um queijo minas e uma goiabada feitos há poucos dias! O sabor é delicioso e a textura também.
Um bom empório mineiro tem produtos de qualidade
Agora, mesmo que a sua loja tenha uma gestão eficiente e que você controle bem o estoque do seu empório mineiro, de nada adianta se o fornecedor não atender com as expectativas dos seus clientes.
Há diversos fornecedores de delícias mineiras no estado, mas nem todos eles realmente oferecem produtos frescos ou que tenham aquele “quê” de produtos tradicionais de Minas Gerais.
Por isso, é muito importante que você saiba fazer essa escolha. Sempre busque fazer uma degustação antes de investir pesado na compra de produtos.
Tendo bons queijos, doces e outros produtos de MG para oferecer aos clientes, com certeza o sucesso vem!
E, claro, um bom fornecedor também cumpre com seus deveres, não atrasando pedidos, por exemplo. Sempre é importante pesquisar a questão de preço justo também.
O empório mineiro é lucrativo?
Obviamente que lidar com esse mercado é delicioso, mas será que é efetivamente lucrativo? Sim, não tenha dúvidas quanto a isso.
Até mesmo quem é de Minas Gerais tem espaço nesse mercado, pois o turismo é muito forte e as pessoas procuram justamente esses produtos. Se você for de outro estado, então o mercado cresce ainda mais.
Outro lado positivo é que os produtos de um empório mineiro têm um custo muito acessível dentro de Minas Gerais, quando isso é repassado na revenda há uma boa margem de lucro e o cliente ainda sente que não está pagando caro.
Então, há uma grande procura. Se os seus produtos forem de qualidade e fresquinhos, como já dito, você irá fidelizar os seus clientes no mesmo momento.
Sendo assim, comece a pensar em como irá estruturar o seu empreendimento e planeje os próximos passos. Com toda a certeza ganhará um bom dinheiro extra e até poderá fazer disso sua única renda.
Unindo tudo isso com boas técnicas de vendas fica ainda mais fácil ganhar dinheiro, mas bons produtos acabam se vendendo praticamente sozinhos.
Enfim, esses são os primeiros passos e dicas para você abrir o seu próprio empório mineiro. Escolha quais serão os produtos, invista em variedade e comece a correr atrás do que precisa para efetivamente abrir o seu negócio.