Índice
A cachaça é um dos produtos mais tradicionais e o mais antigo produzido no país. Sua história remonta aos engenhos mais antigos de cana-de-açúcar e, desde então, a fabricação da cachaça se tornou um verdadeiro patrimônio do país. Veja cachaça mineira.
A cachaça mineira é uma das mais apreciadas e com alta qualidade entre as que podemos encontrar em todo o país, por isso é também muito valorizada por quem aprecia essa bebida!
Veja o guia completo da cachaça mineira e conheça muito mais sobre a bebida mais famosa do Brasil!
História da cachaça no Brasil
A cachaça foi produzida inicialmente de forma acidental. O que se sabe é que a cachaça surgiu no Brasil logo nos primeiros anos de engenho de cana no estado do Pernambuco.
Ao que tudo indica, a bebida foi deixada em uma garrafa e acabou fermentando. A evaporação do produto fermentado ocorreu por conta do calor no interior do engenho e a condensação dos líquidos do teto do engenho resultou em uma bebida forte, que inicialmente foi chamada de aguardente.
Dessa forma, descobriu-se que fermentando o caldo de cana se produzia o vinho da cachaça. A destilação do vinho da cachaça resulta no produto final, que nos dias de hoje é armazenado e envelhecido em tonéis de madeira.
Como vimos, a cachaça mineira não foi a primeira a ser produzida, mas atualmente é uma das mais famosas e importantes no cenário da bebida no Brasil. Confira o guia completo da cachaça mineira e veja como apreciar as melhores cachaças de Minas Gerais!
Cachaça mineira
Minas Gerais não é um estado com tradição na produção de cana-de-açúcar. O que se conta é que a bebida foi levada para o estado no lombo de pessoas escravizadas e animais, provavelmente do estado do Rio de Janeiro, que também é um grande produtor de cachaça.
A cachaça tradicional do Rio de Janeiro é cristalina até os dias de hoje. E foi essa bebida carregada por ao menos quarenta dias de forma dura, em tonéis de madeira, que acabou produzindo a cachaça envelhecida e mais amarelada, até hoje o tipo mais consumido e produzido em Minas Gerais.
A cachaça mineira é produzida em diversos locais do estado, algumas cidades possuindo forte tradição na produção de bebidas artesanais de altíssima qualidade, como é o caso de Salinas, que fabrica uma das cachaças mais caras e de alta qualidade de todo o país.
Guia completo da cachaça mineira
Se você não abre mão de apreciar uma boa cachaça, confira os maiores nomes entre as cachaças mineiras, suas características e como apreciar!
Cachaça Havana
A cachaça havana é uma das mais tradicionais de Minas Gerais, produzida na cidade de Salinas. A cana utilizada é do tipo Java, produzida no local e colhida sem o auxílio de maquinário, já que o solo é irregular.
A cana para produção da Havana é moída no mesmo dia do corte e após a produção, a cachaça passa por envelhecimento por dez anos em tonéis de madeira de bálsamo, o que confere à cachaça mineira Havana a cor amarelada e o aroma amadeirado.
A Havana também se tornou muito famosa porque a produção da bebida, como leva muito tempo devido ao envelhecimento, é bastante restrita. Apenas algumas garrafas são vendidas todos os anos. Confira uma das melhores cachaças mineiras que existem!
Cachaça Canarinha
A cachaça mineira do tipo Canarinha é também produzida na cidade de Salinas, mesmo local de produção da Havana. A Canarinha recebeu esse nome devido à sua coloração dourada, que garante uma das cachaças mais saborosas fabricadas em todo o país!
Uma das principais características da Canarinha é que ela é embalada em garrafas que se parecem muito com as de cerveja, escuras. Esse processo é feito para garantir que as propriedades da bebida sejam mantidas.
O envelhecimento da Canarinha, assim como o da Havana, é feito em tonéis de madeira bálsamos, só que a cachaça mineira Canarinha é envelhecida por três anos. Essa é uma cachaça ideal para drinks e coquetéis, já que possui aroma com toques de baunilha e anis.
Salineira
Essa é outra das cachaças mineiras produzidas na cidade de Salinas. Ela também é envelhecida em madeira do tipo bálsamo e envelhecida por três anos. Sua coloração é amarelo forte e o teor alcoólico chega a 44%, uma margem pouco mais alta do que a das cachaças cristalinas.
Seu aroma também se parece muito com o de especiarias, graças ao processo de envelhecimento em madeira. Cachaça especial para quem deseja um sabor exclusivo e picante!
Cachaça Vale Verde
A cachaça mineira Vale Verde é uma das mais famosas e procuradas no estado e em todo o país. A Vale Verde é produzida há décadas na cidade de Betim, perto da capital do estado e em seu processo faz parte um envelhecimento como quase nenhum, de admiráveis doze anos.
Os tonéis para envelhecimento são feitos de carvalho com aromatização de coco, frutas e baunilha.
Além do sabor único e da alta qualidade da bebida, a Vale Verde ainda tem parte de sua renda revertida para preservação do Parque Ecológico Vale Verde! Não deixe de provar uma das melhores cachaças mineiras!
Cachaça do Chefe
A cachaça do chefe é um tipo de cachaça mineira do tipo extra premium e possui coloração amarelo palha. Ideal para quem deseja uma cachaça com aromas mais adocicados e amadeirados, com notas trufadas e especiarias.
Quem gosta de uma bebida doce com sabor aveludado e licoroso não pode perder a chance de experimentar a Cachaça do Chefe!
Cachaça Alambique de Minas
A Cachaça Alambique de Minas é produzida em Ouro Branco, em Minas Gerais, e é envelhecida por dois anos, resultando em uma cachaça considerada leve.
Ela é ideal para quem aprecia as cachaças brancas, mais cristalinas. O aroma é típico da cana e a bebida é considerada uma das mais sofisticadas entre as mineiras. Ideal para ser apreciada pura e para presentes.
Cachaça Dona Beja
A cachaça Dona Beja é feita a partir de um processo tradicional de fermentação e destilação, mas recebe notas de milho e fubá na parte final do destilado, o que lhe confere notas únicas, sabor e aroma exclusivos.
É uma das cachaças mineiras artesanais de maior qualidade e já é fabricada há mais de cem anos no município mineiro de Araxá. A Dona Beja está ranqueada entre as vinte melhores cachaças do país desde o ano de 2009.
Seu envelhecimento é feito em tonéis de carvalho francês por três anos!
Cachaça Piragibana
Cachaça mineira também produzida em Salinas, é considerada uma verdadeira lenda entre as bebidas do estado de Minas. Isso porque sua safra foi obtida no ano de 1981 e, após doze anos de envelhecimento, descansa para ser vendida como uma das bebidas mais valiosas do país.
Ela possui aromas de bálsamo, carvalho e estima-se que o produtor possua menos de dez exemplares dessa cachaça muito valiosa em seu estoque! Uma cachaça para guardar sete chaves e tomar em uma ocasião muito especial!
Depois de acompanhar o guia completo da cachaça mineira, não perca a chance de conferir de perto os melhores sabores do estado de Minas e invista nas melhores bebidas do país!