Índice
As franquias se tornaram uma forma de negócio bastante comum em grandes centros. Basta dar uma volta rápida pelos shoppings para conferir o grande número de comércios que se instalou em forma de franquias e que vieram para ficar!
Para cidades pequenas, o tipo de franquia precisa ser cuidadosamente escolhido para que quem abriu o negócio obtenha os lucros esperados e recupere o investimento feito na franquia. Veja mais sobre como montar uma franquia para cidade pequena e ganhe dinheiro com o negócio de seus sonhos!
O que é uma franquia
A franquia é um tipo de negócio que funciona através de uma espécie de venda da marca ou da patente para quem abre a loja. Dessa forma, é possível que você abra uma loja de um produto já solidificado no negócio e ganhe dinheiro desde o início quando investe em uma franquia.
Existem franquias mais famosas no Brasil já bastante fixas no cenário do mercado financeiro. Um bom exemplo de franquia para cidade pequena são as lojas do Boticário. Quem investe nessa marca pode começar a vender produtos de beleza e perfumes de alta qualidade que já são reconhecidos no mercado há muitas décadas.
A distribuição dos produtos e serviços na franquia também passa a ser direito de quem abriu o negócio. Em geral, a franqueadora faz uma oferta de valor para a abertura do negócio e quem deseja investir tem o prazo de alguns dias, em geral, dez, para responder se aceita ou não a oferta.
Taxas de franquia
O que precisa ser muito bem avaliado, sobretudo para a franquia para cidade pequena, são as taxas cobradas pela franqueadora e que concedem direito ao franqueado de utilizar a marca e vender os produtos.
A taxa de franquia é a taxa inicialmente cobrada para abertura do negócio sendo fixada antes que a franqueada instale a loja. Existem ainda taxas mensais, que são chamados royalties sobre os produtos.
Ou seja, uma porcentagem do que é vendido é paga à franqueadora mensalmente ou periodicamente conforme o faturamento geral. Verificar quais são as taxas, tanto a inicial quanto a mensal para venda de produtos é uma excelente ideia para saber se compensa ou não a abertura e manutenção da franquia para cidade pequena.
Como abrir uma franquia para cidade pequena
Se você já se interessou por esse tipo de negócio há algum tempo e tem pesquisado sobre tudo o que envolve uma franquia para cidade pequena, confira as principais dicas que você deverá seguir para obter sucesso em sua franqueada.
Tome uma decisão baseada em números
Em geral, as franqueadoras possuem números sobre faturamento de suas lojas e podem oferecer esses dados para quem deseja abrir o negócio. Mas não use exclusivamente esses números como forma de decidir por qual franquia abrir.
Claro que cada franqueado irá puxar sardinha para a própria brasa, portanto, verifique o valor das ações da marca no mercado, caso ela faça vendas no mercado de ações e pesquise com quem já possui franqueadas em outras cidades pequenas.
Sabendo exatamente os valores que você pode lucrar e quanto de investimento sairá de seu bolso será possível saber se esse é ou não um bom negócio. Se necessário, peça ajuda de órgãos e profissionais, como consultores de negócios e do SEBRAE.
Conheça seu próprio perfil
De nada adianta investir em uma franquia para cidade pequena com resultados excelentes se você não se identifica com o tipo de negócio que irá abrir.
Isso porque as opções de franquias são muito diversificadas. É possível, por exemplo, abrir uma loja do Chiquinho Sorvetes, que já se tornou a maior franqueadora de sorvetes de todo o Brasil, ou ainda investir pesado em lojas de óculos ou de roupas.
Além dos valores em investimento, é preciso se perguntar em qual segmento de mercado você gostaria de atuar. O setor alimentício exige cuidados redobrados em relação à higiene e cuidado com os produtos.
Os horários de trabalho e a quantidade de funcionários também precisam ser avaliados antes da abertura de qualquer negócio!
Avalie o mercado local
O SEBRAE oferece informações muito seguras sobre pesquisa de mercado local para a maioria das cidades, inclusive as menores. Não deixe de ir até o órgão, caso exista na cidade onde pretende investir e verificar o que já está saturado e o que ainda falta em termos de produtos e serviços.
Essa pesquisa é fundamental e pode ser um guia sobre onde abrir sua franquia para cidades pequenas. Pode ser que determinado negócio não funcione para a praça central da cidade, mas seja um bom investimento para uma galeria de lojas em determinado bairro, por exemplo.
Esse tipo de decisão precisa sempre ser tomada com base em dados seguros. Caso não encontre o SEBRAE, faça uma boa pesquisa de mercado, contratando auxílio profissional caso seja necessário, mas não deixe de abrir seu negócio em solo seguro!
Estude as franquias disponíveis
Existem franquias que só podem ser abertas quando a cidade possui um determinado número de pessoas, como, por exemplo, o Mcdonalds e outras franquias de alimentos maiores.
Nessa etapa você deve verificar muito bem todas as possibilidades para abertura de uma franquia para cidade pequena. De repente é a hora de investir em uma marca nem tão conhecida assim, mas que é inovadora e tem a cara de sua cidade!
Uma ótima ideia é visitar as feiras de franquias que costumam acontecer nos grandes centros e acompanhar todas as novidades. Ficando por dentro de todas as opções de mercado você corre menos risco de agir por impulso. Quanto mais dados a franqueadora lhe oferecer, mais seguro será seu negócio!
Invista em marketing para cidade pequena
As formas de divulgar seu negócio, mesmo antes da abertura, fazem toda a diferença. Dependendo do porte da cidade, essas formas podem ser modificadas para alcançar público que deseja consumir sua marca ou produto.
Em cidades bem menores compensa muito fazer uma boa divulgação antes da abertura do negócio, com folders, carro de som e outras ações que causam curiosidade dos moradores. Em cidades menores é bem comum que as notícias sobre a abertura de um negócio se espalhem de uma pessoa para outra.
Assim, a abertura de sua loja pode se tornar um acontecimento. Que tal investir em uma pequena festinha no local quando for inaugurar sua loja? Essas ações podem ser o que irá garantir a fidelização de seus futuros clientes!
Já para cidades pequenas com maior número de pessoas pode ser necessário usar estratégias de marketing digital e fazer divulgação pesada pela internet! Essa também deve ser uma etapa importante da pesquisa de mercado!
Se você conferiu todas as informações e dicas sobre como montar uma franquia para cidade pequena, não perca mais tempo e comece a pesquisar hoje mesmo qual negócio tem a sua cara!
As franquias possuem a grande vantagem de já contar com produtos reconhecidos no mercado e oferecer alto padrão de qualidade na oferta de serviços. Por isso, escolha sempre a franquia que investe em treinamento de funcionários e qualidade dos produtos e serviços.
É importante saber que o sucesso de seu negócio depende muito de você. Existem franquias que simplesmente não dão certo, mesmo se tratando de produtos já solidificados no mercado. Invista em pesquisa sempre e acerte!