Índice
A linguiça mineira é um tipo de alimento apreciado por todas as pessoas que gostam deste tipo de condimento, principalmente devido ao seu sabor e aroma totalmente únicos. linguiça mineira.
Mas, antes de escolher o seu tipo principal de linguiça, é preciso saber quais são os tipos disponíveis e analisar qual melhor combina com a situação e com o seu paladar.
Continue lendo a seguir e veja quais são os principais tipos de linguiça mineira, para conseguir escolher da melhor forma possível e apreciar de perto este sabor sem igual.
Saiba quais são os tipos de linguiça mineira oferecidos em todo o mercado
A linguiça é um dos embutidos preferidos, principalmente devido à sua versatilidade de preparo, sabor indescritível e preço acessível, que cabe no bolso de todos.
Dessa forma, é possível contar com a linguiça no preparo de diversos pratos e até mesmo na hora do churrasco, contribuindo para que as refeições tenham um sabor mais intensificado, devido aos seus diversos temperos.
Mas, para garantir que a sua refeição case com o tipo de linguiça escolhida, é preciso escolher muito bem os seus principais tipos e entender mais sobre cada um deles, para garantir que a sua escolhe seja realizada de forma correta.
O ideal é sempre procurar por linguiças produzidas em locais confiáveis e, de preferência que sejam artesanais.
Mas, para entender melhor como escolher a sua linguiça da melhor forma possível, veja a seguir quais são os principais tipos:
Linguiça frescal
A linguiça frescal é uma das preferidas no cardápio das pessoas que desejam utilizar este elemento no churrasco, principalmente quando os acompanhamentos são o famoso pão francês e uma deliciosa farofinha temperada.
Isto por que, este tipo de linguiça oferece versatilidade para a sua produção, já que pode ser preparadas em churrasqueira, frigideira e até mesmo fritas em uma grelha, utilizando cebola e outros temperos como acompanhamentos.
Este tipo de linguiça pode ser um tira gosto ideal para as pessoas que apreciam este tipo de alimento, podendo ser servida até mesmo sozinha, de entrada enquanto outras carnes estão sendo preparadas.
Uma das melhores linguiças frescais é, sem dúvida, a toscana, já que é produzida com carnes suculentas, que podem formar um sabor irresistível.
Quando é preparada e levada ao fogo, este tipo de linguiça se torna a protagonista dos churrascos e outros tipos de refeições.
Linguiças defumadas
Se você deseja apreciar um prato saboroso e diferenciado, mas não tem ideia do que pode ser preparado, opte por uma linguiça defumada e veja como seu sabor pode ser incrivelmente delicioso.
Um dos principais tipos de linguiças defumadas é a paio, que pode ser encontrada com muita frequência no preparo da feijoada, deixando este prato tipicamente brasileiro com um sabor sem igual.
Mas, além da feijoada, ela pode ser utilizada para compor o feijão do dia a dia, deixando seu sabor ainda mais potencializado e servindo como tempero principal.
Outro tipo de linguiça defumada é a linguiça portuguesa, que pode ser consumida tranquilamente como petisco, entrada ou até mesmo para compor o molho de uma deliciosa massa.
Esta também é uma ótima opção para as porções com batata frita, pizza e até mesmo para incrementar a farofa, deixando tudo ainda mais gostoso.
Linguiças do tipo saborizadas
Para os amantes de especiarias e temperos que possuem um sabor marcante à cada mordida, é preciso conhecer os diferentes tipos de linguiças saborizadas, com diferentes temperos.
Estes tipos de linguiça podem levar em sua produção cheiro verde, pimentas, queijos e ate mesmo bacon, para potencializar seu sabor de deixar sua composição ainda mais gostosa.
Além disso, este tipo de linguiça também oferece versatilidade em seu modo de preparo, já que podem ser preparadas na churrasqueira ou até mesmo no forno, sem fazer muita sujeira de gordura em sua cozinha e ficando ponta em apenas alguns minutos.
O grande segredo de sua produção é garantir que todos os lados estejam tostados igualmente, virando a linguiça após alguns minutos e obtendo um resultado homogêneo e delicioso em seu preparo.
Saiba mais sobre o nitrito e entenda qual a função deste componente no preparo da linguiça
Toda a confecção da linguiça e todos os seus processo de preparo são acompanhados por órgãos de fiscalização, que atuam de forma ativa para assegurar que sua produção seja feita com os melhores ingredientes e de forma saudável.
E, de acordo com as autoridades responsáveis por esta fiscalização, o nitrito não causa risco para o organismo quando ele é consumido em pouca quantidade, oferecido apenas 0,07 mg de nitrito correspondente para cada peso do corpo.
Apesar da quantidade de nitrito presente nas linguiças industrializadas não vir presente em seu rotulo da embalagem, mas é um fato de que este ingrediente faz parte de sua produção.
Saiba como escolher o tipo de linguiça ideal para você
Depois de conhecer os principais tipos de linguiça, é preciso entender como escolher cada uma delas, para buscar sempre as que possuem a melhor qualidade e procedência.
Dessa forma, dê sempre preferência para as linguiças que são produzidas a partir de carnes e cortes mais magros, como o pernil e o frango.
Além disso, opte também por produtores que preferem tipos de temperos mais naturais, sem excesso de sal em sua composição, pois isto pode prejudicar a saúde de quem a ingere, principalmente á logo prazo.
Leia o rotulo de sua embalagem e busque entender quais são os tipos de ingredientes que estão presentes em maior quantidade, para reconhecer mais sobre a forma com que ela é desenvolvida.
Além disso, na hora de preparar a sua linguiça, lembre-se de que ela já é rica em gordura em sua produção e, por isto, prefira métodos que não envolvam muito óleo.
Procure grelhar a sua linguiça ou até mesmo preparar no forno, para garantir que não haja nenhum tipo de excesso de óleo em sua preparação.
Além disso, é preciso sempre se atentar à procedência dos produtos realizados de forma artesanal, já que sua fiscalização não acontece da mesma forma que os produtos de origem industrial.
Conheça bem a origem da sua fabricação e como é desenvolvido o trabalho de seus produtores, levando em conta os ingredientes, sua forma de produção e a higiene em todo este processo.
Busque por produtores que atuem com responsabilidade e busquem oferecer sempre a melhor experiência para os seus clientes, prezando sempre pelo seu bem-estar e saúde.
De acordo com um projeto de lei determinado pelo governo, foi sancionada a lei que exige que todos os produtos artesanais contem com um selo de segurança.
E, com isto, é possível ter uma certificação maior do processo de produção e os consumidores podem comprar estes produtos de forma garantida, para garantir que este estabelecimento esteja oferecendo um alimento produzido de forma correta e de acordo com todos os padrões recomendados.
Depois de conhecer melhor os tipos de linguiça mineira, não perca tempo e busque por produtores que atuem com responsabilidade, garantindo um sabor incrível em casa mordida, permitindo que o seu churrasco e outras receitas sejam feitos da melhor forma possível, com uma linguiça feita com qualidade.