Índice
O queijo mineiro é um dos tipos de queijo mais famosos no Brasil e com toda a certeza você já comeu algum queijinho mineiro (ou até mesmo já é viciado nessas delícias).
O brasileiro consome muito queijo e Minas Gerais é campeã de produção. Isso porque os queijos são deliciosos e, porque mesmo depois de tanto tempo a produção não perdeu sua essência e tradição.
Aqui você vai conhecer um pouco mais da história desse alimento diário e, também, sobre alguns conceitos que muitas vezes podem nos deixar confusos quando o assunto é queijo! Vamos lá?
A história do queijo mineiro
O queijo mineiro teve origem no período colonial e tem uma antiga história, então, com toda a certeza não é possível cravar exatamente como ou em qual data surgiu essa preciosidade.
Apesar disso, muitas evidências nos fazem crer que a origem do queijo foi fortemente impulsionada pela chegada dos Portugueses no Brasil, principalmente da corte Portuguesa (estamos falando do século XVII).
O queijo Minas veio da adaptação do queijo coalhado e, hoje, é um produto tipicamente brasileiro cuja produção tem origem e tradição no estado de Minas Gerais (agora fica fácil entender porque lá é a terra do pão de queijo também!).
A versão frescal do queijo foi, por muito tempo, produzida apenas por famílias tradicionalmente queijeiras. Na época de 1880 iniciou a produção industrial na região de Mantiqueira e as versões curadas ganharam o mercado.
Sabia que é um Patrimônio Nacional
O queijo mineiro é realmente icônico no Brasil e representa muito da nossa cultura, principalmente no sudeste.
Por conta disso a iguaria se tornou Patrimônio Nacional Cultural Imaterial brasileiro pelo IPHAN (Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2008.
O que caracteriza um queijo mineiro?
Quando falamos em queijo Minas algumas pessoas fazem relação somente com Queijo Canastra ou Queijo Araxá. Entretanto, QUEIJO MINAS é qualquer versão que seja produzida tradicionalmente em Minas Gerais.
O queijo pode ser meia-cura, padrão, fresco ou aparecer em seus diversos tipos… Todos eles são considerados queijos mineiros.
Produto do queijo minas: ¼ de todo queijo nacional é mineiro
Você sabia que a produção de queijo mineiro chega a ¼ da produção nacional? Ou seja, dentre todos os estados do Brasil, Minas Gerais produz 25% de todo o queijo. Muita coisa, não?!
Considerando que o Brasil é um país de peso, Minas Gerais está entre os maiores produtores de queijo do MUNDO!
Então, se você mora no estado de MG ou é vizinho, saiba que você está tendo o privilégio de consumir um dos maiores produtores de queijo de qualidade do mundo de forma mais fresquinha.
Entenda o que é queijo mineiro curado
Quando estamos falando de queijo mineiro é muito comum surgir o questionamento sobre queijo curado e o que isso acarreta no sabor do produto.
Quando falamos em queijo fresco e queijo Artesanal há uma grande diferença entre eles. A diferença é clara: o processo de cura dessas duas versões. A cura é o tempo de “espera” do queijo durante sua produção.
Durante essa etapa o queijo mineiro fica maturando enquanto lavam-no com água e invertem seus lados (vira ele de ponta-cabeça e vice-versa). Tudo isso vai apurar o aroma, sabor e textura.
Além disso, há questões de temperatura e umidade que acabam mudando a microbiologia e a físico-química das reações que ocorrem nesse período.
Ou seja, queijos que passam por processos de cura diferentes adquirem sabores totalmente diferentes. O processo de cura pode levar de 4 a 20 dias.
Além de ser uma produção tipicamente mineira no estado de MG, um queijo realmente mineral é feito de forma tradicional por pequenos produtores, com fermento natural, leite recém-ordenhado e prensado manualmente.
Se você tiver a oportunidade de provar um queijo recém produzido por um produtor rural experiente, com certeza você não irá esquecer esse sabor tão cedo!
Quais são os principais tipos de queijo mineiro
Entendendo um pouco mais sobre a história e alguns conceitos do queijo mineiro, agora resta saber quais são os tipos de queijo Minas que você encontra percorrendo esse grande estado.
Os principais tipos de queijo são divididos por região e levam o nome da cidade e redondeza:
Serro
O queijo Minas de Serro tem uma produção especial, visto que a sua região é quente. Isso promove produtos menos maturados, mais macios, mais úmidos e com acidez mais marcante.
É uma das versões mais premiadas de queijos de Minas e com certeza vale experimentar essa variedade.
Serra do Salitre
O queijo da Serra do Salitre é bem cremoso e suave, sendo apreciado por muitas pessoas. As características da região são ótimas para as vaquinhas e isso corrobora para um queijo de altíssima qualidade.
E, assim como já explicado, o tempo de maturação interfere bastante, então você consegue encontrar versões com sabores mais intensos.
Serra da Canastra
O queijo mineiro mais famoso e, claro, um dos mais premiados do mundo. Tem sabor forte e consistência macia, vai bem com várias combinações e um bom mineiro sabe apreciar o queijo Canastra como ninguém!
Araxá
Assim como os anteriores, o queijo de Araxá também foi premiado. É um tipo bem suave e delicioso também.
Cerrado
O queijo Cerrado é produzido principalmente na região do Alto Paranaíba e possui uma textura macia com sabor bem amanteigado. É uma delícia com pães e queijos, sendo muito apreciada por todos.
Triângulo Mineiro
O queijo Triângulo Mineiro é realmente um espetáculo! Este queijo mineiro tem uma casca mais durinha, porém é macio por dentro. Tem uma cor amarelo-ouro que fica fácil de reconhecê-lo.
Campo das Vertentes
A versão de Campo das Vertentes também tem uma casquinha mais grossa em volta, mas é mais macia que a do Queijo Triângulo Mineiro. É um queijo de produção mais recente e por conta disso não é tão conhecido pelo Brasil.
Todas as variações de queijo mineiro tem um papel muito importante, pois fazem parte da cultura do país e Minas Gerais acaba conseguindo atrair turistas por conta desta culinária tão particular.
E, claro, MG é muito mais do que queijo quando o assunto é culinária! Há doces, pães, bolos e bolachas que apenas o jeitinho mineiro consegue produzir!
Como fazer revenda de queijo mineiro
Se você quer ir muito além de um degustador e deseja trabalhar com a revenda de produtos mineiros, saiba que esse mercado é MUITO promissor, principalmente se você pretende fazê-lo em outro estado.
Quem adquire produtos de fornecedores de qualidade não precisa de muita coisa além para ganhar um bom dinheiro com a revenda. Afinal, dificilmente você encontrará alguém que não deseje essas delícias!
Além do mais, Minas Gerais é um estado relativamente barato quanto à produção desses produtos regionais e isso dá ainda mais diferencial no seu produto.
As pessoas irão preferir pagar mais barato em um queijo Minas do que em um queijo no mercado, afinal, a primeira opção é muito mais deliciosa e de melhor qualidade.
Então, se você está pensando em abrir seu próprio negócio para ganhar uma renda extra, com certeza o queijo mineiro é uma boa opção. Não deixe de investir nas outras iguarias mineiras também!