Índice
O queijo canastra é um dos tipos de queijo mais famosos do Brasil e do mundo. Ganhador de vários prêmios, seu berço se encontra em regiões específicas de Minas Gerais e provavelmente você já comeu um pedaço!
É realmente um produto lácteo delicioso e é recebido muito bem em diversas combinações. Se você é um dos amantes de queijo, provavelmente também é fã do Canastra.
Ele vai muito além de um simples queijo, é um produto que tem história, tradição e muita coisa para contar. O melhor? Já pensou em fazer dinheiro com ele? Pois bem, aqui você vai entender um pouco de tudo isso.
Produção do queijo canastra
O queijo canastra é um tipo de queijo, mas claro que há regiões que produzem o produto autêntico. As cidades produtoras do Canastra são:
- Bambuí
- Delfinópolis
- Medeiros
- Piumhi
- São Roque de Minas
- Vargem Bonita
- Tapiraí
Basicamente, são os municípios que delimitam a região da Indicação de Procedência Canastra.
Porque a região interfere tanto? Essas áreas têm um clima agradável, onde o gado possui bastante pastagem e água pura em abundância. Isso com certeza interfere na qualidade do leite usado para a produção do queijo canastra.
O Canastra, como já dito anteriormente, vai muito além do que um queijo gostoso. É uma tradição e uma iguaria icônica da região que atrai a atenção de turistas do mundo todo.
O queijo canastra é Patrimônio Nacional
Esse produto realmente é uma grande marca no Estado de Minas Gerais. Segundo a história, a ideia teve influência nos portugueses que vieram ao Brasil.
O queijo se tornou uma forma de sustento e hoje é uma marca da região. O tempo de cura tradicional é de 30 dias e o motivo disso é porque, antigamente, ele precisava estar mais durinho para não amassar nas viagens.
O tempo foi passando e o queijo canastra continuou circulando e sua produção sempre seguia a mesma premissa. Passou a ser conhecido nas regiões, depois pelo Brasil e, então, no mundo.
Por conta de todo esse envolto cultural, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) declarou o queijo como patrimônio cultural em 2008!
Como deve ser feito o consumo e conservação do Canastra
O queijo canastra deve ser armazenado em lugar fresco e ventilado, caso contrário ele pode estragar rapidamente ou ter seu sabor/consistência/aroma alterados.
O recomendado é que o queijo descanse em uma tábua de madeira e que seja virado todos os dias, assim a maturação é mais homogênea. Não é recomendado que ele fique em saco plástico, pois pode estragar.
Antigamente o Canastra ficava até 40 dias descansando, pois, a precariedade dos meios de transporte atrasa entre a produção e a entrega. Mas, claro, hoje este problema foi resolvido e você pode consumi-lo em sua melhor forma.
Sobre o consumo, o queijo canastra pode ser consumido meio curado ou curado, mas é recomendada uma semana para a maturação. Conforme o tempo vai passando o queijo fica com a casca mais dura e mais amarelo.
E com o que o Canastra vai bem? A seguir trazemos algumas receitas onde ele se encaixa, mas você pode apreciá-lo apenas como aperitivo. Vinho branco, cerveja e cachaça acompanham muito bem nessas situações.
Receitas onde o queijo canastra faz a diferença
Esse tipo de queijo combina com muitas receitas e aqui trazemos algumas sugestões para você incrementar seus pratos e aperitivos, vamos lá?
Bolinha de queijo canastra
A bolinha de queijo é um dos aperitivos mais queridos, principalmente em festas infantis. Mas que tal deixá-los um pouquinho mais gourmet com o queijo canastra? Você pode colocar uma porcentagem desse queijo no recheio.
Canapés
Nada como um bom canapé com Canastra. Quer uma ideia bem sofisticada? Basta um pão italiano, fatias de abobrinha gratinada, tomate cereja e queijo canastra torradinho (alguns segundos no micro-ondas bastam).
Corte o pão em fatias, coloque uma rodela de abobrinha, o queijo torradinho e um tomate cereja cortado em duas metades. Finalize com umas gotinhas de azeite. Ótima combinação com vinhos!
Pão de queijo
Impossível falar de Minas Gerais sem pensar em pão de queijo, não é mesmo? E obviamente que a receita original leva o Canastra. Dá um sabor diferenciado e você terá um pouquinho de MG em sua própria casa.
Risoto
O risoto já é um prato mais sofisticado e se você quiser deixá-lo ainda mais saboroso e aromático é possível contar com o queijo canastra. Que tal um risoto de limão siciliano com Canastra? Difícil alguém recusar.
Molhos
Este tipo de queijo vai muito bem em molhos, principalmente brancos. Você pode inventar a receita que quiser e, então, complementar com o queijo.
Doces com queijo canastra
Fica fácil pensar em receitas salgadas com o Canastra, mas você sabia que ele vai muito bem em doces também? Com toda a certeza você ficará com água na boca só de ler!
Brigadeiro
O brigadeiro de queijo canastra é realmente uma iguaria e tanto. Ao invés do tradicional chocolate você colocará queijo. Mesma consistência e textura no final, você terá um brigadeiro surpreendentemente maravilhoso.
Bolo
Os bolos com Canastra já são mais conhecidos. Normalmente o queijo é combinado com bolos de milho ou de fubá, pois o queijo realça os sabores e promove uma esplêndida combinação.
Pudim
O mesmo vale para o pudim. Os amantes de queijo com certeza vão preferir sentir um gostinho do Canastra nesta sobremesa.
Bolachinhas amanteigadas
As bolachinhas com um toque de queijo canastra são uma delícia e combina perfeitamente com aquele cafezinho da tarde.
São realmente muitas receitas e você também pode explorar suas próprias combinações. O Canastra é realmente incrível, podendo ser usado como complemento ou como ingrediente principal.
Como ganhar dinheiro com produtos mineiros
O queijo canastra faz parte de uma gama de produtos bem ricos: os produtos mineiros. São diversos tipos de queijos, doces, bebidas, pimentas, bolachinhas, enfim, quem conhece um pouco de MG sabe do seu potencial gastronômico tradicional.
O que poucos enxergam é a oportunidade de revender todos esses produtos. Seja em Minas Gerais ou em outro estado, se você tiver um bom fornecedor com toda a certeza conquistará muitos e muitos clientes.
Esses produtos podem ser considerados atrações turísticas e quem oferece iguarias fresquinhas e deliciosas destacar-se-ão dentre os outros comerciantes.
Se você estiver em outro estado isso se torna ainda mais fácil, pois normalmente os revendedores de produtos mineiros oferecem tudo um pouco velho, perdendo o potencial dos sabores fresquinhos.
Dito tudo isso, se você está procurando uma oportunidade para fazer dinheiro, principalmente nesta pandemia, porque não começar com o seu próprio negócio de produtos mineiros?
Ele pode ser online, loja física ou até mesmo as duas possibilidades, hoje em dia fica mais fácil começar vender, pois as plataformas digitais acabam aumentando ainda mais a prospecção de clientes.
E qual é o primeiro passo? Bem, a primeira coisa que você precisa fazer é apostar em bons fornecedores.
Depois, basta começar a escolher os seus produtos (visto que o queijo canastra é apenas um deles). Comece montando o seu empório e fazendo seu nome através de produtos deliciosos e fresquinhos, será um sucesso!